Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

quinta-feira, 25 de março de 2010

Diversidade Linguística

A nossa turma iniciou um novo projecto.
O projecto chama-se Diversidade Linguística.
Para nos ajudarem a desenvolver o projecto vieram quatro estudantes da Universidade de Aveiro.
Na primeira actividade que fizemos deram-nos um trevo de quatro folhas onde escrevemos os nomes das línguas que falamos, não falamos mas percebemos, não falamos mas já ouvimos e não falamos mas já vimos escrito.
Colámos os trevos numa cartolina para que ficasse um painel, ao qual demos o nome de Jardim das Línguas.
Uma das estudantes é austríaca e por isso os nossos trabalhos de casa foram fazer uma pesquisa sobre a Áustria para a próxima semana, porque só trabalhmos, no projecto, uma vez por semana, a terça-feira.
Na terça-feira da semana seguinte, que foi esta semana, falámos sobre os costumes da Páscoa.
Pintámos alguns ovos e fizemos a caça aos ovos, um costume da Páscoa em Portugal, na Áustria, noutros países europeus e não só.
Depois viemos para a sala de aula, dividimo-nos em dois grupos, para cada um jogar o dominó da Áustria.
No dominó da Áustria tínhamos que ler as perguntas e procurar as respostas, fazendo um dominó.Enquanto jogávamos a nossa professora colocou música de Strauss e Mozart.
Depois afixámos um dos dominós no placar das escadas que iam dar à nossa sala e o outro foi com as nossa animadoras do projecto.
Vamos continuar o projecto... Depois das férias.
Ana Rita 4º. ano




A nossa turma está a desenvolver um projecto que tem como base, a diversidade linguística.
Estiveram cá umas alunas da universidade para trabalharem connosco, no âmbito deste projecto.
Na 1ª sessão, elas entregaram-nos uns trevos de papel com quatro folhas. Nessas folhas tínhamos que escrever: as línguas que falamos, que não falamos mas percebemos, que não falamos mas vimos escritas e não falamos mas já ouvimos.
Depois colamos os nossos trevos numa cartolina que depois afixámos num painel com o nome “ Jardim das Línguas”.
No segundo dia, como uma das “professoras” é austríaca, estivemos a falar das comidas típicas, brincadeiras austríacas e algumas tradições.
Quando estávamos a falar de brincadeiras próprias desta época, a Páscoa, “veio a baila” a brincadeira do “Caça Ovos”.
E sabem o que as “professoras” nos fizeram? Deram-nos ovos para nós pintarmos para depois jogar-mos ao “Caça Ovos”.
Ainda jogámos ao “Dominó da Áustria”. Este jogo consiste em colarmos as respostas correctas nas perguntas correctas. Depois colámos o dominó numa cartolina.
Guilherme



Na nossa turma está a desenvolver-se um projecto relacionado com a diversidade linguística.
As animadoras do projecto estudam na Universidade de Aveiro, andam no 3º ano e estão a prepararem-se para serem professoras. Uma das animadoras é Austríaca e chama-se Dolores.
Na nossa primeira aula, trouxeram-nos um trevos com quatro folhas: uma azul, uma roxa, uma amrela e outra laranja. Nelas nós escrevemos as línguas que falamos, as que já vimos escritas mas não percebemos, as que não falamos mas já ouvimos e as que não falamos mas compreendemos.
Durante a aula aprendemos palavras em alemão entre elas : Hallo que é olá, auto que é carro…
No fim da aula, com os nossos trevos colados na cartolina, fizemos o nosso “Jardim das Línguas”.
Esta terça-feira foi a 2ªsessão e a mais divertida, pois fizemos a “caça aos ovos” que é uma tradição comum a Portugal, à Áustria e a outros países.
Antes do jogo pintámos os ovos. Depois jogámos a um jogo a que chamámos “Dominó da Áustria”. Em dois grupos resolvemos as questões do jogo: Para uma questão sobre a Áustria tínhamos que colocar a resposta correcta.
No fim colocámos as peças e fizemos um painel com o dominó.
David Salomão 4º ano

Na nossa turma está a ser desenvolvido um projecto sobre a diversidade linguística com umas alunas da universidade de Aveiro.
No primeiro dia escrevemos as línguas que falamos, que não falamos mas compreendemos, já ouvimos falar, já vimos escritas nas respectivas folhas do trevo, cada uma com sua cor. Como uma das alunas da universidade é austríaca aprendemos palavras em austríaco(alemão).
No segundo dia pintámos ovos a nosso gosto e colocámos numa caixa própria. Tudo isto por causa das tradições da época da Páscoa, em alguns paises.
Depois duas e a nossa professora foram esconder os nossos ovos. A que tinha ficado connosco explicou-nos as regras de um jogo que fariamos a seguir ao "caça Ovos". Estivemos, também a tentar traduzir de várias línguas uma frase para português: " Agora vamos procuar os ovos" e fomos "caçar" os nossos ovos. Alguns ficaram partidos!!A seguir fizemos o dominó da Áustria.
Sofia Maio Gonçalves 4º ano

segunda-feira, 22 de março de 2010

Primavera/ Dia Mundial da Floresta e Dia da Poesia

OFICINA DE ESCRITA


As lagartas que fizeram os casulos nas árvores vão transformar-se em lindas borboletas.
Com a Primavera a sorrir o sol fica mais brilhante e os passarinhos já cantam nas árvores.
Os dias começam a estar mais quentes e longos. É sinal que podemos andar mais de bicicleta com os amigos.
Os jardins ficam todos floridos.
É linda a Primavera!
Diogo 2º ano


A Primavera é muita bonita.
Tem folhas verdes, tem flores de muitas cores.
Na Primavera há mais sol e há borboletas.
Também há árvores na Primavera que dão flores.
Com a Primavera chegam as andorinhas e outros passarinhos para fazerem os seus ninhos.
A Primavera começou a 21 de Março e acaba a 20 Junho.
Os dias são maiores e as noites mais pequenas.
Comemora-se o dia da árvore, mais tarde o dia da mãe e a Páscoa.
Ana 2º ano


Sou Primavera,
Natueza a acordar,
Árvore para festejar
E cuidar.

Sou papel
Sou carrossel
Letra de poema
Barco,
Avião a viajar.

Sou Primavera
Rainha da beleza e da cor
A toda a gente dou
O meu amor
Guilherme 4ºano

A floresta é festa,
Passarinhos a cantar
Flores na brisa a bailar
Uma ídeia a celebrar
Gonçalo 4ºano

Na floresta
É bom estar.
Para a preservar,
Temos que a limpar.

Ai!Ai!
Temos que a limpar,
Porque podemos
Morrer sem ar.
Zé Miguel 2º ano

Florestas a acabar
Poluição a continuar
É Urgente
Vamos travar este drama
Temos que agir
Agir é Prevenir
Então
O mundo mudará
No seu ninho
O rouxinol cantará
A floresta dançará
Ao som de brisas e cantos.
David S. 4º ANO

É Dia da Árvore
Eu estou muito feliz
Fui à mata e vi
Uma perdiz!

Também vi uma árore.
Era tão bonita!
Quando a abracei,
Senti uma formiguita.

Vi um senhor.
Estava a poluir!
Estava a fazer mal
Decidi lá ir.

Cheguei ao pé dele,
disse-lhe que fazia mal
E ainda por cima...
Ali,vivia um animal.

O futuro,
Está Na minha mão.
Serei um combatente,
Contra a poluição.
Cláudio 2º ano

Verde
Cor a preservar
A Primavera chegou
Árvores há que plantar

Porquê lixo,
E não sementes?
Será que não há futuro
Nas vossas mentes?

O Mundo pode acabar.
E o tempo a passar.
A poluição
Não pode continuar.

É preciso sonhar,
É preciso reagir,
Para um novo mundo
Construir.
Sofia Maio Gonçalves 4ºano

As árvores
Bens preciosos
Com elas temos
Que ser mais cuidadosos.

Da árvore sai papel
Papel para escrever
Escreve de um lado e de outro
Menos árvores se irão abater.

Abater uma árvore
Plantar outra a seguir.
Florestas mais verdes
Mais plantas a surgir.
Ana Rita OLiveira 4ºano

A PRIMAVERA SÃO
FLORES A DESPERTAR,
BORBOLETAS ABRINDO
ASAS E A VOAR.
O SOM DA NATUREZA A FESTEJAR,
COM OS PÁSSAROS A CANTAR.
PEDINDO A TODOS,
PARA O AMBIENTE NÃO SUJAR.
FÁBIO ROCHA 2ºANO