Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O circo



Dezembro mês do Natal.
Natal tempo da magia, encanto, alegria, fantasia…
A ProQuintÃs deu-nos um presente…O circo!
Depois foram os malabaristas, os pratos dançantes, os animais, a magia, os palhaços… o riso, as gargalhadas, bocas abertas de espanto.
Resumindo e concluindo circo “rima” com Natal.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Anúncio Poético


Procura-se um lugar no planeta onde a vida seja sempre uma festa.
Onde os homens não matem outros homens.
Onde não se maltratem animais.
Onde não se destrua a natureza.
Onde o azul e o verde brilhem cada vez mais, quando o sol nascer.
Procura-se um lugar onde só exista o amor, o respeito, responsabilidade.
Procura-se um lugar onde não existam as palavras medo, fome e guerra.
Procura-se um lugar onde as palavras sejam doces, e leves como a poesia.

Pandora



Abrir a caixa.
Abrir as caixas… E nós na caixa que era o palco, espaço da cena, das cenas onde as Pandoras se multiplicaram.
A Pandora da mitologia grega, tal como a Eva, desobedeceu e ao abrir a caixa abriu as portas a todos os males salvando unicamente a esperança.
Neste espetáculo encontrámos Pandoras com a curiosidade e a coragem de procurar e abrir caixas. Percebemos que em cada um de nós há diversas Pandoras que não podem ser abafadas pelos monstros. Há e haverá sempre caixas só com Pandoras, caixas só com monstros, caixas com mais Pandoras do que monstros, caixas com mais monstros do que Pandoras mas todas são verdadeiras caixas de Pandora que é a vida.
Pandora, um espectáculo de teatro com paladar “PANcreativo” e ”PANtástico”.
Bem-haja ao Teatro de Ferro que o produziu, ao Teatro Aveirense que trouxe o espetáculo a Aveiro e aos professores que nos proporcionaram vê-lo.

Semana da Ciência e da Tecnologia




Encerramos a Semana da Ciência e da Tecnologia com duas atividades experimentais: uma foi feita por nós, a outra foi feita pela professora Fátima.
A atividade experimental realizada por nós tinha como objetivo responder à questão “Qual dos líquidos é mais denso?”. Para tal utilizamos, 200ml de mel, 200ml de óleo alimentar, 200ml de álcool e 200ml de água. Como a água e o álcool são incolores utilizamos corante alimentar para os distinguir.
Feitas as previsões que foram diversas, realizamos a experiência e verificamos que a única previsão correta foi a do Miguel, pois o mel foi o mais denso, ficou no fundo do tubo de ensaio, seguido a água, do óleo alimentar e por fim o álcool, o menos denso.
Os alunos da professora Fátima trouxeram-nos a questão “ Será que o ar ocupa espaço? “ Nós já conhecíamos a atividade e a resposta, mas foi engraçado voltar a ver que quando a chama da vela se apagou no interior da campânula a água que estava no prato subiu para ocupar o espaço do oxigénio que a chama da vela consumiu.