Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escreve-me poesia

No início do ano lectivo foi pedido aos pais e mães, claro, que apesar da sua vida tão ocupada e da falta de tempo para virem mais vezes à Escola e participarem nas actividades desenvolvidas com as crianças, tentassem participar de casa, em alguns desafios como o de criarem histórias e textos diversos e que os oferecessem às crianças dando assim valor às práticas de escrita e de leitura.
Então o primeiro desafio foi o de criarem quadras relativas ao S. Martinho e o resultado foi a descoberta de verdadeiros poetas e artistas no versejar. Parabéns mamãs. Sim, porque temos que fazer jus às mamãs, porque na maioria dos casos forma elas que se aplicaram.



Quadras de S. Martinho


Vai haver um magusto
Lá na minha escola
Castanhas quentinhas que são um susto
Água-pé, jeropiga e Coca-Cola.


Chegaram todos contentes
Até trouxeram presentinhos,
Para fazerem o magusto
Na escola dos Quiquinhos.


Dentro da fogueira
Estão as castanhas a assar,
Há volta dela estão
Os meninos e a Quicas a dançar.


Gosto do dia de S. Martinho
Porque há sempre uma festinha
Aparece se quiseres
È na escola 1ºCiclo de Oliveirinha

Elsa Martins/Mãe do Gonçalo 4º ano


São Martinho

No dia de São Martinho
Eu acordei muito cedo,
E lá fui com meu cestinho
Comprar castanhas em segredo.

Com o cesto bem cheio
Eu fui logo para casa,
Acender o fogareiro
E pôr as castanhas na brasa.

Ficaram tão douradinhas
Pareciam rir-se para mim,
Comecei a comer castanhinhas
E fiz um grande festim.

Como a sede me apertava
Abri uma garrafa de vinho,
Tão feliz e eu estava
Que brindei ao São Martinho.

Sempre a comer e a beber
Comecei a ver tudo a dobrar,
De pé não me consegui manter
Tive que me ir deitar.

Só via castanhas e vinho
Mas estava consolada,
Obrigada São Martinho
Por esta bela castanhada.

Rosa Branco/ Mãe do David 4º ano



Para o dia de S. Martinho
Castanhas eu vou levar
Vamos assá-las na escola
Eu mal posso esperar.

Dia 11 é dia de festa
Pois é dia de S. Martinho
Vamos comer castanhas
E beber um suminho.

Dia 11 de Novembro
É dia de S. Martinho
Festeja-se a rigor
Com castanhas e vinho.

Já estamos em Novembro
S. Martinho está a chegar
Vou comprar muitas castanhas
Para esse dia festejar.

No dia de S. Martinho
O lume eu vou acender
Para as castanhas assar
E também para me aquecer.
Cristina /Mãe do Miguel 2º ano e da Inês 4º ano

Sem comentários: