Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carnaval


Careto

A professora foi ver os caretos e um agarrou-a ao colo!!!


O Carnaval era uma festa pagã que foi aproveitada pelos cristãos.
Antigamente os pagãos faziam uma festa onde se mascaravam, para assustar os espíritos maus que provocavam más colheitas.
Os romanos também festejavem o fim do Inverno e o início da Primavera. Também se costuma dizer Entrudo porque está para entrar, começar, a Primavera
Os cristãos romanos continuaram as festas pagãs e surgiu a palavra Carnevalis é uma palavra latina que significa “ adeus carne”, porque a seguir vem a quaresma, um período de 40 dias em que os cristãos não comiam carne.
O Carnaval é uma festa móvel porque depende do dia em que calha a Páscoa.
Nós, hoje em dia, comemoramos o Carnaval com diferentes fantasias, cortejos, música, brincadeiras…
Em Portugal há festas de Carnaval que imitam as brasileiras como o Carnaval de Ovar, Figueira da Foz, Loulé … e há os Carnavais mais tradicionais como em Trás-os-montes. Os Caretos, com fatos coloridos de lã e trapos e máscaras feitas de madeira, latão ou cortiça brincam na rua com todas as pessoas metendo-se com toda a gente que, nesses dias, perdoa tudo porque “ No Carnaval ninguém leva a Mal.”
Perto de nós em Vale de Ílhavo ainda há uma tradição que é a dos Cardadores que tal como os caretos, brincam com todos dizendo e fazendo o que lhes apetece.
Os carnavais mais famosos do mundo são os de Veneza e do Rio de Janeiro.

Sem comentários: