A nossa turma iniciou um novo projecto.
O projecto chama-se Diversidade Linguística.
Para nos ajudarem a desenvolver o projecto vieram quatro estudantes da Universidade de Aveiro.
Na primeira actividade que fizemos deram-nos um trevo de quatro folhas onde escrevemos os nomes das línguas que falamos, não falamos mas percebemos, não falamos mas já ouvimos e não falamos mas já vimos escrito.
Colámos os trevos numa cartolina para que ficasse um painel, ao qual demos o nome de Jardim das Línguas.
Uma das estudantes é austríaca e por isso os nossos trabalhos de casa foram fazer uma pesquisa sobre a Áustria para a próxima semana, porque só trabalhmos, no projecto, uma vez por semana, a terça-feira.
Na terça-feira da semana seguinte, que foi esta semana, falámos sobre os costumes da Páscoa.
Pintámos alguns ovos e fizemos a caça aos ovos, um costume da Páscoa em Portugal, na Áustria, noutros países europeus e não só.
Depois viemos para a sala de aula, dividimo-nos em dois grupos, para cada um jogar o dominó da Áustria.
No dominó da Áustria tínhamos que ler as perguntas e procurar as respostas, fazendo um dominó.Enquanto jogávamos a nossa professora colocou música de Strauss e Mozart.
Depois afixámos um dos dominós no placar das escadas que iam dar à nossa sala e o outro foi com as nossa animadoras do projecto.
Vamos continuar o projecto... Depois das férias.
Ana Rita 4º. ano
A nossa turma está a desenvolver um projecto que tem como base, a diversidade linguística.
Estiveram cá umas alunas da universidade para trabalharem connosco, no âmbito deste projecto.
Na 1ª sessão, elas entregaram-nos uns trevos de papel com quatro folhas. Nessas folhas tínhamos que escrever: as línguas que falamos, que não falamos mas percebemos, que não falamos mas vimos escritas e não falamos mas já ouvimos.
Depois colamos os nossos trevos numa cartolina que depois afixámos num painel com o nome “ Jardim das Línguas”.
No segundo dia, como uma das “professoras” é austríaca, estivemos a falar das comidas típicas, brincadeiras austríacas e algumas tradições.
Quando estávamos a falar de brincadeiras próprias desta época, a Páscoa, “veio a baila” a brincadeira do “Caça Ovos”.
E sabem o que as “professoras” nos fizeram? Deram-nos ovos para nós pintarmos para depois jogar-mos ao “Caça Ovos”.
Ainda jogámos ao “Dominó da Áustria”. Este jogo consiste em colarmos as respostas correctas nas perguntas correctas. Depois colámos o dominó numa cartolina.
Guilherme
Na nossa turma está a desenvolver-se um projecto relacionado com a diversidade linguística.
As animadoras do projecto estudam na Universidade de Aveiro, andam no 3º ano e estão a prepararem-se para serem professoras. Uma das animadoras é Austríaca e chama-se Dolores.
Na nossa primeira aula, trouxeram-nos um trevos com quatro folhas: uma azul, uma roxa, uma amrela e outra laranja. Nelas nós escrevemos as línguas que falamos, as que já vimos escritas mas não percebemos, as que não falamos mas já ouvimos e as que não falamos mas compreendemos.
Durante a aula aprendemos palavras em alemão entre elas : Hallo que é olá, auto que é carro…
No fim da aula, com os nossos trevos colados na cartolina, fizemos o nosso “Jardim das Línguas”.
Esta terça-feira foi a 2ªsessão e a mais divertida, pois fizemos a “caça aos ovos” que é uma tradição comum a Portugal, à Áustria e a outros países.
Antes do jogo pintámos os ovos. Depois jogámos a um jogo a que chamámos “Dominó da Áustria”. Em dois grupos resolvemos as questões do jogo: Para uma questão sobre a Áustria tínhamos que colocar a resposta correcta.
No fim colocámos as peças e fizemos um painel com o dominó.
David Salomão 4º ano
Na nossa turma está a ser desenvolvido um projecto sobre a diversidade linguística com umas alunas da universidade de Aveiro.
No primeiro dia escrevemos as línguas que falamos, que não falamos mas compreendemos, já ouvimos falar, já vimos escritas nas respectivas folhas do trevo, cada uma com sua cor. Como uma das alunas da universidade é austríaca aprendemos palavras em austríaco(alemão).
No segundo dia pintámos ovos a nosso gosto e colocámos numa caixa própria. Tudo isto por causa das tradições da época da Páscoa, em alguns paises.
Depois duas e a nossa professora foram esconder os nossos ovos. A que tinha ficado connosco explicou-nos as regras de um jogo que fariamos a seguir ao "caça Ovos". Estivemos, também a tentar traduzir de várias línguas uma frase para português: " Agora vamos procuar os ovos" e fomos "caçar" os nossos ovos. Alguns ficaram partidos!!A seguir fizemos o dominó da Áustria.
Sofia Maio Gonçalves 4º ano
Sem comentários:
Enviar um comentário