Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

domingo, 4 de dezembro de 2011

Semana da Ciência e da Tecnologia




Encerramos a Semana da Ciência e da Tecnologia com duas atividades experimentais: uma foi feita por nós, a outra foi feita pela professora Fátima.
A atividade experimental realizada por nós tinha como objetivo responder à questão “Qual dos líquidos é mais denso?”. Para tal utilizamos, 200ml de mel, 200ml de óleo alimentar, 200ml de álcool e 200ml de água. Como a água e o álcool são incolores utilizamos corante alimentar para os distinguir.
Feitas as previsões que foram diversas, realizamos a experiência e verificamos que a única previsão correta foi a do Miguel, pois o mel foi o mais denso, ficou no fundo do tubo de ensaio, seguido a água, do óleo alimentar e por fim o álcool, o menos denso.
Os alunos da professora Fátima trouxeram-nos a questão “ Será que o ar ocupa espaço? “ Nós já conhecíamos a atividade e a resposta, mas foi engraçado voltar a ver que quando a chama da vela se apagou no interior da campânula a água que estava no prato subiu para ocupar o espaço do oxigénio que a chama da vela consumiu.

Sem comentários: