Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Cameonato Distrital de Xadrez e xadrez já era!

A propósito dos Campeonatos Distritais de Xadrez, em que vamos participar, fomos ao “sítio” da Câmara Municipal de Aveiro, e qual não foi o espanto da nossa professora e o nosso, quando lemos o último parágrafo, que diz :
“De salientar que os Campeonatos Distritais de Xadrez são organizados no âmbito do PDX – Projecto de «Xadrez nas Escolas do Concelho de Aveiro». Neste ano lectivo de 2007/2008 estão abrangidos cerca de 500 alunos, com uma aula de xadrez por semana de 60 minutos em horário curricular e repartidos por 10 escolas do primeiro Ciclo: Glória, Azurva, Requeixo, Eirol, Eixo, Oliveirinha, Vilarinho, Quintã do Loureiro, Cacia e Esgueira. Realça-se que este ano foi dado um grande passo com a remodelação do projecto, com o PDX a apoiar a criação de núcleos de Xadrez nas sedes dos agrupamentos das Escolas Básicas do segundo e terceiro ciclos de Eixo, Cacia, Oliveirinha e João Afonso de Aveiro, permitindo aos jovens alunos a continuidade da actividade em anos posteriores.”
É que o PDX morreu hoje na nossa escola, a Escola Básica do 1º Ciclo de Oliveirinha.
Hoje foi o último dia em que o professor Dinis Furtado trabalhou connosco. E, pelo que sabemos, por falta de apoio ao projecto, pela câmara que o criou, não permitido aos jovens alunos a continuidade das actividades de xadrez.
Será que os cerca de 500 alunos continuarão a poder participar em campeonatos apoiados pela Câmara, se esta nos interrompeu a formação?
Não percebemos e a nossa professora também não.
Se houver alguém que nos explique agradecemos.
Antigamente ainda tínhamos transportes para podermos fazer visitas de estudo e isso acabou. Agora tiram-nos o xadrez.
ESTÁ BEM!

2 comentários:

saltapocinhas disse...

não há o que dizer, não é??
estes senhores que nos governam (Cãmara e Junta de Freguesia) parecem apostados em terminar com todas as actividades interessantes, como o xadrez e as visitas de estudo!

Sabiam que muitas outras câmaras se fartam de levar os alunos das suas escolas a passear?

Anónimo disse...

1.O projecto termina porque a CM não paga a quem trabalha. O prof Dinis Furtado trabalha desde Setembro sem receber o que lhe prometeram.
2.O projecto PDX tem da CM apenas a participação com o pagamento do professor.
3.Tudo o resto é apoiado por patrocinadores e instituições da cidade (pizzarte e galitos)
4. Parece-me injusto falar da junta de freguesia neste caso.
5.Deixar arrastar no tempo este assunto é duma imcompetencia inacreditavel para não se dar ouvidos ao que dizem por aí: que é uma guerra entre vereadores da juventude e do desporto.

Se não sabem gerir demitam-se