Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O tempo das nossas histórias

A gata Serafina

Um dia, uma gata apareceu, ao portão de uma casa., muito pequenina, cheia de frio. Estava abandonada,
O filho da dona da casa encontrou-a, quando regressava da escola. Pegou nela e levou-a para dentro e aqueceu-a na sua camisola.
Assustada e cheia de fome miava tanto que parecia que chorava. A mãe do rapaz preparou-lhe um prato com leite, que ela lambeu num instante.
Os seus olhos azuis estavam esbugalhados de olhar para tudo pois, tudo lhe era novo.
A gata encantou toda a família, que lhe acariciou o seu pelo fofinho.
Então aquela casa passou a ser o seu lar. Até hoje, ali vive. Agora já é grande e gorducha.
É muito divertida.
Adora caçar pardais e dormir ao sol.
Quando lhe vão dar comer espeta o rabo como se fosse uma antena e detesta ter o caixote da areia sujo. Mia até que lhe ponham areia limpa.
É claro que estou a falar da minha gata Serafina.

Mafalda Silva
4º ano
A Boneca

Era uma vez, uma boneca que estava numa loja.
Era uma boneca muito linda, com um vestido castanho, três colares ao pescoço, sapatinhos beges e um laçarote na cabeça.
A boneca tinha passado muitos anos na loja e não aguentava estar lá sempre fechada.
Uma senhora, chamada Isabel, entrou na loja e foi ver a parte dos brinquedos.
Viu as bonecas todas contentes e só viu aquela boneca triste.
Então resolveu perguntar-lhe:
- És tão bonita. Estás triste porquê?
- Porque já estou aqui há muito tempo e ninguém me leva.
- Vou eu levar-te hoje, para te oferecer a uma menina. – disse a D. Isabel.
A boneca ficou muito contente, e ao mesmo tempo um pouco triste porque não ia voltar a ver os seus amigos bonecos.
A Dona Isabel comprou a boneca porque era uma prenda de Natal
Quando chegou o Natal ela deu o presente a uma menina, chamada Joana.
A Joana abriu o presente ficou admirada!!!
Gostou imenso da boneca, agradeceu à Dona Isabel.
A Joana pegou na boneca e foi pô-la no cantinho da sua secretária.
Depois, quando a Joana ia estudar, tinha sempre a companhia da sua amiga boneca.

Joana Rita 4º ano
A Floresta dos Medos

Era uma vez um menino chamado António.
O António vivia com os pais, e de vez em quando ia jogar à bola com os amigos.
Um certo dia, quando o António estava a jogar à bola, chutou-a, sem querer, para uma floresta vizinha.
Um dos amigos disse-lhe:
-António, não vás para dentro da floresta. Ela tem fantasmas que assustam as pessoas. Dizem que as pessoas que lá entraram nunca mais saíram.
O António respondeu:
-Eu vou entrar, com cautela, e se vir um fantasma corro para trás!
Assim foi. O António entrou na floresta e foi andando, andando…Até que encontrou a bola. Voltou para trás, por onde tinha ido.
Mas qual foi o seu espanto quando não encontrou a saída!!
-Oh não! Estou perdido. O meu amigo tinha razão.
Entretanto começou a escurecer.
O António começou a ficar com medo. Entretanto ouviu alguma coisa a mexer no ramo da árvore.
Quando olhou viu que era um fantasma!
Logo que o viu começou a correr, mas o fantasma apanhou-o.
O fantasma levou o António para o seu esconderijo e prendeu-o numa jaula.
O António começou a chorar, até que viu uma coruja e perguntou-lhe:
- Será que o fantasma me irá libertar?
A coruja respondeu:
-Tu vais é ser o banquete dos fantasmas.
- E tu, conheces alguma maneira de me tirar daqui? – disse o António.
-Conhecer, conheço, só que é muito arriscado e se os fantasmas me apanham também vou ser servida no banquete, contigo. - disse a coruja.
-Vá lá. Faz-me esse favor.
A coruja respondeu:
-Está bem. Eu vou-te ajudar. Agora espera aí, um bocadinho, que eu já volto.
Passado algum tempo, a coruja voltou com uma chave no bico.
-Toma esta chave, e sai daí.
-Muito obrigado. E agora sabes o caminho para eu sair da floresta?
-Sei sim. Segue-me.
O António seguiu-a e em pouco tempo estava fora da floresta.
Ele agradeceu à senhora coruja e despediu-se.
Por fim, o rapaz voltou para junto dos amigos e jurou nunca mais entrar naquela floresta, a que deu o nome Floresta dos Medos.

Samuel
4ºano

3 comentários:

Unknown disse...

Bonitas histórias.
Fico à espera de mais para ler.
Porque é que não elaboram um livro com as vossas histórias. Tenho a certeza que ia ser muito divertido.
César Flores

Anónimo disse...

Histórias interessantes!

saltapocinhas disse...

Olá Mafalda!
Também eu tenho uma gata que me apareceu aqui suja e esfomeada!
Agora é, como a tua Serafina, uma gatona gorda, linda e cheia de mimo!