Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Terramoto 1755

O maior terramoto que aconteceu em Portugal, foi em Lisboa, no dia 1 de Novembro de 1755. Morreram cerca de 60 mil pessoas.
O terramoto foi tão forte que fez estragos em todo o país, e sentiu-se até ao Sul de França e ao Norte de Àfrica.
Mas ninguém imaginava o terror que ia ser. Passado algum tempo houve um segundo abalo, também muito violento. Durante 3 dias os abalos não pararam. Ruíram casas e prédios, as pessoas ficaram soterradas.
Era um dia de muito frio e por causa disso as pessoas tinham as lareiras acesas o que provocou muitos incêndios.
Houve também um marmoto no mar e a água do rio Tejo começou a avançar para a cidade, as pessoas fugiam para onde podiam, muitas morreram afogadas.
Morreu muita gente e muitos outros ficaram sem casa e sem nada. O terramoto destruíu a baixa da cidade e fez ruír casas e monumentos por todo o país.

Gonçalo Brandão

O terramoto de 1755, também conhecido por Terramoto de Lisboa, ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755, resultando na destruição de Lisboa, quase toda. Sentiu-se em todo Portugal e até na Europa se sentiu. O sismo foi seguido de um tsunami - que se crê tenha atingido a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 20 mil mortos (há quem aponte muitos mais). Os abalos demoraram cerca de três dias. Foi um dos sismos mais mortíferos da História.
O Terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e económico na sociedade portuguesa do século XVIII. Nesse altura o Marquês de Pombal disse a frase: “Enterrar os mortos e cuidar dos vivos”. Foi este Marquês que reconstituiu maior parte da cidade de Lisboa (o Rossio ,monumentos, ruas… )

Guilherme

A maior catástrofe natural que alguma vez aconteceu em Portugal foi o terramoto de 1755.
Neste terramoto, morreram mais de 60 mil pessoas.
Apesar do tremor de terra ter sido em Lisboa, foi tão forte que provocou vários estragos em todo o país.
Tudo aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755.
Como era dia de todos os Santos havia muitas velas acesas nas casas e nos altares das igrejas.
Alem disso estava muito frio, o que fez com que as pessoas tivessem deixado as lareiras acesas.
Eram cerca das 9h45min da manhã quando se sentiu um abalo da terra muito violento.
Depois de muitas desgraças, umas horas mais tarde houve ainda mais um abalo!
A cidade incendiou-se. As velas e as lareiras que tinham deixado acesas ajudaram as chamas a crescer ainda mais.
As pessoas que sobreviveram rezavam nas ruas, cobertas de pó.
Durante três dias, os abalos e os incêndios não pararam.
Foram mesmo dias horríveis!

David Salomão

O Terramoto em Lisboa que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755 foi a maior catástrofe natural que aconteceu em Portugal. Este sismo foi tão forte que se sentiu em todo o país. Houve muitos abalos por várias horas. Morreram mais de 60 mil pessoas, e em Lisboa cerca de 20 mil das 250 mil que lá viviam. A tragédia foi tão grande porque como era dia de Todos os Santos havia muitas velas acesas e também por causa do frio, as pessoas tinham as lareiras acesas e isto ajudou a aumentar ainda mais o incêndio que aconteceu e que durou 5 dias. Por toda a cidade de Lisboa os prédios, as casas, as igrejas e edifícios públicos ruíram, abriram-se falhas na terra, o cais da cidade afundou-se e a água do rio Tejo avançou para a cidade. Durante três dias, os abalos e os incêndios não pararam. Muitas pessoas morreram soterradas e outras que tentaram fugir para o rio morreram afogadas.
Depois da tragédia o rei ordenou ao Marquês de Pombal que reconstruísse a baixa da cidade.
Foi nesta época que se construiu a Praça do Rossio, o Arco da Rua Augusta entre outras ruas. A maior parte dos monumentos que ficaram destruídos, foram depois restaurados.
No entanto, houve alguns monumentos, como o Convento do Carmo, em Lisboa, em que não se fizeram obras, para simbolizar este acontecimento tão trágico.

Inês Leite

Sem comentários: