Ano letivo 2012/2013

"A escola é mais do que um espaço onde se transmite conhecimento" - Vitorino Magalhães Godinho

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cartas ao Pai Natal


Oliveirinha, 12 de Dezembro de 2009.

Querido Pai Natal:

Estás bom? Estás pronto para o grande dia?

Lembras-te de mim?
Sim. Sou Sofia, aquela que pediu todos os brinquedos que havia na revista. Que tolice a minha! Vou apresentar-me como deve ser.

Olá, eu chamo -me Sofia, tenho 9 anos, moro na Rua do Goucho, nº 20, na Povoa do Valado.

Eu sei que estás cheio de trabalho: precisas de confirmar se os garotos merecem ou não as prendas, se o trenó está limpo…tudo isso…

O que eu quero pedir-te não só tem a ver comigo, como tem a ver com todo o planeta.
Gostava de pedir-te, para quando estiveres disponível, se faz o favor, de me vires ajudar a construir um “Ambientolas”.

O “Ambientolas” é uma máquina que trabalha a energia solar e é constituído por 5 botões: amarelo, azul, verde, roxo e vermelho.

Botão amarelo: Se carregarmos nele, aparece um aspirador gigante amarelo às bolinhas laranjas, que aspira toda poluição que existe, cada vez mais no planeta.

Botão azul: Se carregarmos nele, aparece um canhão que atira cubos de gelo ao ar para quando chegarem cá em baixo já tenha havido a fusão e cair água que arrefeça o planeta e acabe o aquecimento global.

Botão verde: Se carregarmos nele, aparece um papagaio em forma de um coração que passa pelos Homens e dá amor, carinho, amizade, solidariedade…

Botão roxo: Se carregarmos nele, aparece uma agulha gigante que coze o buraco do Ozono. Graças ao buraco do Ozono há o aquecimento global!

Botão vermelho: Se carregarmos nele, aparece um alimento para quem precisa. Por causa do nosso egoísmo há crianças a morrer à fome noutros países e noutros continentes.

Há outra coisa que te quero pedir. São dois livros chamados: “O Diário de um Banana” e “ O Diário de um Banana 2”.
.Beijinhos da tua amiga
Sofia
Oliveirinha, 9 de Dezembro de 2009
Querido Pai Natal:
Eu sou o Ricardo Peralta, tenho 7 anos e moro na Rua Direita, nº 81 na Costa do Valado.
Este ano portei-me bem porque fiz sempre os T.P.C “s” e obedeci aos meus pais.
Então queria pedir saúde.
Também se tivesses possibilidades gostava que me deixasses no sapatinho: um conjunto de telecomunicadores, a areia que nunca seca e uma história do Rato Renato.
Bem-haja por tudo e até para o ano.
Beijinhos
Ricardo Peralta
2º ano

Pai Natal:
Queria pedir-te saúde e paz.
Queria pedir-te, ainda, para não me dares nada que prejudique o ambiente porque o buraco do ozono aumenta e o planeta aquece cada vez mais, e alem disso o AMBIENTE é tema do nosso projecto.
Espero que cumpras o que eu te disse.
Um beijo do David S.
P.S.- A professora acha que te posso pedir alguns presentes.
Queria um livro do “Gatinho Mágico” um da “Aventura" e um do “Principezinho”

Querido Pai Natal

Olá, chamo-me Guilherme, tenho 9 anos, moro na Rua das Agras, nº 14, 2 Dto., em Esgueira.
Este ano acho que me portei bem porque tive boas notas. Nas aulas quase nunca estive distraído… Mas acho que tenho que melhorar em alguns aspectos, como o respeito pelos meus colegas, na aula de inglês.
Este ano queria pedir-te juízo, paz para o mundo e saúde para todos.
Também te peço que quando entregares as prendas, escrevas uma mensagem a alertar as pessoas para o aquecimento global, porque se isto continuar assim os meninos do futuro nunca saberão quem é o velho com barbas que viaja pelo mundo.
Se tiveres possibilidades gostava também que me desses roupa e um livro.
Um Beijo do
Guilherme

Carta ao Pai Natal
Pai Natal
com teu fato vermelhinho
tuas barbas branquinhas
traz presentes a este menino

este menino que sou eu
um bocadinho preguiçoso
mas com um grande coração
e por sinal muito jeitoso

só me lembro de ti
quando chega o Natal
meu velhinho gordinho
desculpa lá Pai Natal

se estiveres com fome
quando desceres a chaminé
vou-te deixar umas bolachas
e um leitinho com café

não te esqueças do meu mano
ele também é bom rapaz
um bocadinho resmungão
mas as notas não vão ser más

já agora, sou o Gonçalo
queria ter o presente ideal
uma bicicleta branquinha, chocolates
e votos de um Feliz Natal

Beijinhos .....Gonçalo

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelos vossos trabalhos
Estão todos muito bons, mas a mim
agradou-se o da Sofia, está com muita imaginação.
Votos de Boas férias de Natal

F.Oliveira

Anónimo disse...

muito bonitas estas cartas ao pai Natal, mas a da Sofia está muito original
Parabéns a todos e um bom ano novo.


Rute M.

Anónimo disse...

É verdade, estão bonitas as cartinhas ao Pai Natal, mas gostava de deixar uma pergunta no ar:
porque são sempre os mesmos meninos a ver os seus trabalhos publicados?
Qual o critério de escolha?
É que os nomes subscritos são quase sempre os mesmos.
Será que os outros meninos não fazem os trabalhos?

Ana Paula

Anónimo disse...

Olá Quinquinhos.

Esta é a minha primeira visita ao vosso blog, que muito me agradou e surpreendeu.
Parabéns pelos temas abordados, pelas imagens e desenhos escolhidos e pelas opiniões criticas tão bem apresentadas.
Nota-se que os "meninos" da Prof. Quicas são muito atentos a tudo o que os rodeia!!!
Adorei especialmente este "post" com as cartinhas ao Pai Natal; felizmente ainda temos a possibilidade de sonhar muito!!!! :-)
"Eles não sabem que o sonho, é uma cosntante da vida..."
Maravilhosos ano novo para todos vocês!
Raquel Gralheiro

Anónimo disse...

Olá Quiquinhos.
O vosso blog esta espectacular adorei as cartas ao Pai Natal, Sofia a tua carta supreendeu-me esta de mais Parabéns (como é bom sonhar...),e a vossa arvore de Natal é a mais original que já vi esta cheia de talento é linda parabéns ao autor
beijinhos p/ todos
L.Simões